MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA: O PENSAR, O FAZER E O EXISTIR DOCENTE NA PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS

MOVIMENTOS DE UMA PESQUISA: O PENSAR, O FAZER E O EXISTIR DOCENTE NA PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS RESUMO O presente artigo discute e apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar os percursos que os docentes engendram na produção de fazeressaberes [i] das práticas curriculares, em encontros que mobilizam diálogos e narrativas docentes. Inscrita no campo das pesquisas nosdoscom os cotidianos, traz encontros [ii] , diálogos e narrativas (BAKHTIN, 2011; SÜSSEKIND; GARCIA, 2011) não só como processos metodológicos, mas também como potentes práticas sociais de formação docente e de produção curricular. Concebe este espaçotempo como movimento alternativo para pensar currículo e formação por outras lógicas, operando noções e conceitos que provoquem deslocamentos de sentido. Defende a produção coletiva do conhecimento onde a ideia de diferença implica no reconhecimento do Outro. PALAVRAS-CHAVES: Produção curricular. Processos formativos. Docência. [i] O termo assim grafado é um recurso do campo nosdoscom os cotidianos com propósito de produzir outro-novo sentido ao deslocar o sentido original da cada palavra (ALVES, 2015). [ii] Destaco em itálico a palavra encontro quando esta apresentar o sentido incorporado à pesquisa para diferencia do seu uso comum.