A CURA-REZA COMO ATO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS/RN: SABERES EM DIÁLOGO

A pesquisa em curso tem como principal objetivo reconhecer as práticas do cuidar-educar nas curandeiras e rezadeiras como saber necessário, válido e relevante na formação/educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos de Pendências-RN. Dessa forma, reconheceremos práticas educativas de curandeiras e rezadeiras enquanto conhecimento legítimo, ao mesmo tempo em que buscamos dialogar com os saberes e práticas ancestrais, com os saberes e práticas dos educadores-escolares do referido município. Portanto, pensamos uma metodologia que se organiza em três etapas: estudo teórico, conversa com as rezadeiras-benzedeiras e análise contextual. Adotamos como princípios epistemológicos freireanos, a dialogicidade e a ideia de relação (2011; 2015) a fim de produzir sentidos que reconheçam, valorizem e ampliem o leque de possibilidades educativas, a partir de práticas culturais locais. Palavra-Chave: Relações de cuidar-educar. Educação popular. Dialogicidade Freireana.