O CONTEXTO DE PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA EM UMA COMUNIDADE RURAL: REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO E DE PESQUISA.

O CONTEXTO DE PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA EM UMA COMUNIDADE RURAL: REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO E DE PESQUISA RESUMO O presente trabalho de investigação busca discutir os contextos de pertencimento e participação em uma escola pública municipal situada em uma comunidade rural. Objetiva-se levantar questões a respeito dos impactos e possibilidades que o contexto de pertencimento proporciona para a escola por duas vias: as políticas públicas educacionais e o fazer pedagógico dos professores e professoras articulado às demandas apresentadas pelas famílias das classes populares que têm essa escola como lócus privilegiado para a educação de seus filhos e filhas. Os apontamentos discutidos aqui, que são dados da realidade vivida pela escola, emergiram nas conversas com as famílias que indicaram a necessidade de compreender as influências do contexto de pertencimento (educação do campo e/ou educação em contextos não urbanos) sobre as dinâmicas político-pedagógicas da escola. Palavras-chave: Educação do campo. Contextos não urbanos. Cotidiano escolar.