“APRENDI NO YOUTUBE”: UM ESTUDO DE CASO DAS VIDEOAULAS DE UM CANAL DE MATEMÁTICA

“APRENDI NO YOUTUBE”: UM ESTUDO DE CASO DAS VIDEOAULAS DE UM CANAL DE MATEMÁTICA Resumo: Nesse pôster apresentamos a pesquisa de doutorado, na qual se investiga em que medida assistir videoaulas de matemática pode contribuir para o estudo efetivo de conteúdos matemáticos. Embasamos as reflexões na sociedade em rede (CASTELLS, 2000), na cultura da convergência (JENKINS, 2009) e nas possibilidades educacionais do YouTube (ALLOCCA, 2018; BURGUESS e GREEN, 2009; LANGE, 2014). Para analisar o objeto de pesquisa, serão aplicados os doze princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia – TCAM (MAYER, 2010) em videoaulas produzidas por um professor de matemática. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e distingue-se como um estudo de caso (YIN, 2015). Resultados preliminares mostraram a defasagem de tempo entre o lançamento do YouTube e o início das pesquisas nacionais sobre videoaulas; a escassez de literatura nacional, se contrapondo ao número de publicações internacionais sobre os usos educacionais do YouTube. Constatamos também que as três videoaulas de maior visualização exploram conteúdos da matemática elementar, no formato de aula expositiva. Palavras-chave : Youtubologia; Videoaulas; Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, Educação Matemática.