UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Resumo No atual cenário da educação brasileira, verifica-se uma grande discussão acerca da necessidade de políticas de formação docente para Educação Infantil que possa garantir a qualidade dessa etapa. Nesse panorama, o texto apresenta reflexões iniciais que estão relacionadas a uma pesquisa em andamento intitulada “Complexo de Formação de Professores da UFRJ: investigando experiências potentes de formação docente na primeira etapa da Educação Básica”. A instauração do Complexo de Formação de Professores (CFP) significa um investimento institucional conjunto na reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica no âmbito da UFRJ com intuito de potencializar e melhorar as ações acadêmicas envolvidas neste processo e articular as estratégias de formação profissional docente no âmbito das unidades e centros da UFRJ e nas instituições educacionais associadas ao CFP, constituindo um espaço acadêmico institucional direcionado para assegurar elevada qualidade teórico-prática da formação docente. Palavras chaves: Formação docente. Educação Básica. Universidade. Complexo de Formação.