DIDÁTICA E INOVAÇÃO: APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

DIDÁTICA E INOVAÇÃO: APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Resumo : Este trabalho analisa as reflexões sobre estratégias didático-metodológicas utilizadas por docentes da área de exatas, enquanto espaço reflexivo de transformação de práticas educativas, entendido como um modo de favorecer a inovação no ensino que realizam. Tem por objetivo compreender a prática de ensino de professores universitários partícipes de uma pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa se situa na abordagem qualitativa e tem nas rodas de conversa e nos relatos orais, das docentes colaboradoras, os dispositivos para coleta de dados. Entre alguns resultados, o estudo evidenciou que a reflexão sobre a prática se insurge, no contexto da pesquisa-ação colaborativa, como um modo do professor tecer uma rede de compreensão sobre diferentes estratégias de aprendizagem, rede essa que o docente pode desenvolver em sua prática educativa considerando os contextos específicos dos estudantes no que tange às dificuldades de aprendizagem. Palavras-Chave : Pesquisa-ação colaborativa, Docência universitária, Práticas educativas, Didática