Os regimes de presença de estudantes adultos no ensino fundamental: uma análise a partir dos históricos escolares

Os regimes de presença de estudantes adultos no ensino fundamental: uma análise a partir dos históricos escolares Resumo : neste estudo, discutimos a noção de permanência na Educação de pessoas jovens e adultas, tomando como problemática empírica os registros de percursos escolares de estudantes longevos na EJA. São chamados de longevos os estudantes cujos percursos registrados nos históricos escolares evidenciam um tempo de permanência superior ao esperado para o cumprimento da etapa correspondente da escolarização. Analisamos um arquivo de históricos escolares de estudantes adultos do Ensino Fundamental com esta característica. A partir do que informa este arquivo, problematizamos os modos de operação do dispositivo escolar em sua relação com a população adulta escolarizável, tomando como grade de análise a teorização foucaultiana sobre o biopoder, através das noções de heterotopia, heterocronias e governamentalidade. Os deslocamentos divergentes dos sujeitos de longa permanência na EJA interpelam imagens constantemente associadas à modalidade, como a ideia de “urgência” e de “brevidade”, explorando, portanto, os limites político pedagógicos das escolarizações dedicadas a esta população. Palavras-chaves:Permanência escolar. Governamentalidade. Escolarização de Jovens e Adultos.