A escola e o futuro nas vozes de jovens-estudantes do Ensino Médio: contribuições etnográficas à educação

A ESCOLA E O FUTURO NAS VOZES DE JOVENS-ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES ETNOGRÁFICAS À EDUCAÇÃO Resumo A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação dos alunos e das alunas do Ensino Médio com o conhecimento escolar na contemporaneidade. Pauta-se na abordagem teórico-metodológica etnográfica, situada na fronteira entre a antropologia e a educação. Assim, foram utilizados o caderno de campo, notas etnográficas, descrição densa, entrevistas, fotografias, observação participante e produções textuais como formas de apreender um recorte da realidade social. Articulam-se as categorias juventudes e futuro privilegiando uma abordagem pós-crítica para pensar a escola e seus atores sociais. Questiona-se como jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro se relacionam com o conhecimento socializado pela escola. Opera-se numa lógica de que há uma polifonia nas vozes discentes que podem ser escutadas como forma de uma produção curricular. Dessa forma, são pensados os dissensos como caminhos possíveis a partir da ideia de juventudes em trânsito, abordando a relação dos jovens com seus processos educacionais e suas imagens, tendo o futuro como horizonte. Palavras-chave : juventudes; etnografia; futuro; escola.