Participação e controle social na gestão financeira de Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO FINANCEIRA DE CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO O estudo objetivou compreender como se faz o exercício do controle social sobre recursos financeiros descentralizados, recebidos diretamente pelas escolas, e se esse exercício e a participação que ele exige contribuem para a qualidade da gestão pública escolar — esta a tese que sustentou a investigação. A gestão dessa política, exercida por Associações de Apoio à Escola, foi pesquisada em Centros de Educação de Jovens e Adultos, no estado do Rio de Janeiro. O percurso metodológico construiu uma amostra sob critérios, definindo cinco loci de investigação. Por meio de questionários, captei concepções de sujeitos estudantes, professores e funcionários, buscando saber do total de 1589 informantes como, por que e para que se participa e se exerce o controle social nesses espaços. Indícios encontrados no campo empírico sustentam a validade da hipótese formulada, ampliando a compreensão do referencial teórico adotado, não sem perceber os limites que a realidade impõe a esse exercício, especificamente quanto à gestão financeira. Palavras chave : Educação de Jovens e Adultos. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Participação. Controle social. Gestão da escola pública.