MATRIZ CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FLORIANÓPOLIS: ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL

MATRIZ CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FLORIANÓPOLIS: ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Esse estudo apresenta uma análise da Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica (2016) elaborada de forma coletiva pela Secretaria de Educação de Florianópolis em consonância com as orientações apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER (2004). Ancoradas nos estudos sobre relações raciais no Brasil e reconhecendo a diversidade étnico-racial como um princípio articulador das práticas pedagógicas na Educação Infantil, realizamos uma análise qualitativa do documento a fim de evidenciar como as crianças estão contempladas. A Rede de Florianópolis há mais de duas décadas vem desenvolvendo ações que visibilizam a história da cultura africana e afro-brasileira, sobretudo após a constituição de um Programa que passou a promover uma série de ações de políticas de promoção da igualdade racial. A partir das análises foi possível constatar que a educação infantil vem sendo contemplada nesse documento através da indicação de textos para docentes, obras de literatura infantil e compartilhamento das práticas pedagógicas. Palavras-chave: Relações Étnico-raciais; Educação Infantil; Matriz Curricular.