RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Este trabalho apresenta um recorte de resultados de pesquisa de tese de doutorado que objetivou analisar as relações escola-família no processo de construção das identidades de gênero das crianças na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil (IEI) de uma capital nordestina, junto a educadoras escolares e familiares, utilizando observação, entrevista e questionário para produção dos dados. O referencial teórico-metodológico baseou-se na conceituação de gênero e relações escola-família e na análise de conteúdo. Constatou-se que na IEI, as construções das identidades de gênero das crianças ocorrem, se não por prescrições explícitas, por meio de uma pedagogia organizacional e visual silente, evidenciada nas decorações e comemorações da IEI, que reproduzem separações e diferenças de gênero no marco da heteronormatividade. Sem acordos explícitos e formais entre famílias e IEI, esta baseia suas práticas em suposições acerca das expectativas das famílias e acata supostas preferências familiares, com base na afirmação de que as aprendizagens de gênero binárias e dicotômicas vêm de casa. Palavras-chave: Gênero. Educação Infantil. Relações escola-família.