Base/Comum/Nacional: A busca pela universalização na BNCC

Base/Comum/Nacional: A busca pela universalização na BNCC Partimos de uma investigação sobre a universalização do currículo defendida pela projeção de discursos que balizam a política da BNCC. Propomos uma análise a partir de contribuições da Teoria do Discurso (LACLAU, 2011; LACLAU; MOUFFE, 2015) com vistas a pensar a relação entre universalidade e particularidade necessária a toda luta política, bem como a construção de processos metafóricos e metonímicos (LACLAU, 2011) potentes para sua compreensão, problematizando o que está sendo considerado como aspectos nacionais e básicos necessários a todos os currículos do Brasil. Defendemos que competências pré-determinadas em nível nacional podem constranger a construção do conhecimento enquanto produção discursiva e que uma projeção de totalidade deve ser relativizada e compreendida como fluida. Assim, defendemos que não é possível pensar, de maneira fixa, os elementos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. Pensar que significantes como “base”, “nacional” e “comum”, bem como toda tradição que eles projetam, seja produtivo para refletir uma política curricular em caráter nacional é a perspectiva que pretendemos nos afastar. Palavras-chave : BNCC; Universalismo e Particularismo; Metáfora e Metonímia; Política.