A SOCIOEDUCAÇÃO E O QUARTO NÍVEL AVALIATIVO: ENTRE O DESEJO DE APRENDER E DE SER LIVRE

A SOCIOEDUCAÇÃO E O QUARTO NÍVEL AVALIATIVO: ENTRE O DESEJO DE APRENDER E DE SER LIVRE Resumo Compreender a avaliação desenvolvida em meio ao trabalho pedagógico conduzido em e por um Núcleo de Ensino localizado no interior de uma Unidade de Internação do DF foi o objetivo central da pesquisa originária desta comunicação. O estudo de caso foi a estratégia investigativa utilizada e a observação, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, os procedimentos adotados para levantamento de informações. Fundamentado pelo materialismo histórico-dialético, o diálogo entre os dados coletados e o arcabouço teórico possibilitou identificar, nesse contexto, a existência de um quarto nível avaliativo, reforçando a necessidade de espaços-tempos coletivos que possibilitem articulá-lo aos demais níveis em que a avaliação acontece. Espaços democráticos de participação viabilizariam ainda a instauração de uma política educacional intersetorial entre a SECRIANÇA e a SEEDF, visando o planejamento e a avaliação conjunta do processo de ressocialização dos jovens internos, o que inclui a revisão do modo condescendente de avaliar demonstrada pelo Núcleo de Ensino, que extrai desse processo o caráter classificatório, mas não o excludente. Palavras-chave: Avaliação. Socioeducação. Integração.