TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: IMPLICAÇÕES PARA PESQUISA E EXTENSÃO EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE

O texto apresenta recorte de uma pesquisa que busca compreender como as experiências educativas com a diversidade constituem a profissão docente na Educação Profissional Técnica – EPT. Realizada em dois campi do Instituto Federal da Bahia – IFBA, o estudo de base qualitativa fundamenta a análise na vertente hermenêutica, buscando as leituras produzidas pelos sujeitos sobre a profissão a partir do contexto em que vivem. Foram utilizados como dispositivos de pesquisa questionários, sessões de conversa e cartas pedagógicas. Os resultados mostram que a política atual do IFBA sobre o trabalho docente tem desestimulado a pesquisa e extensão, constituindo uma compreensão junto aos professores de que a atuação na EPT prioriza o ensino, e impactando no trabalho com as questões da diversidade ao fragilizar a integração com as comunidades. O resultado aponta para necessidade de reordenação do trabalho docente visando criar condições para o desenvolvimento da pesquisa e extensão, adotando a pesquisa como princípio educativo e a valorização da diversidade existente em seu entorno. Palavras-Chave: Trabalho Docente; Pesquisa e Extensão; Educação Profissional Técnica; Diversidade.