A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR PROFESSORES(RAS) HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: APONTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS

A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR PROFESSORES(RAS) HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: APONTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS RESUMO Esta pesquisa coloca em discussão a violência sofrida por professores homossexuais no ambiente escolar no contexto contemporâneo. O objetivo neste estudo foi analisar e refletir as situações de violência sofrida pelos professores e professoras homossexuais das escolas estaduais do município de Iguatu – Ceará. Justifica-se a relevância desse estudo em virtude da realidade observada na sociedade brasileira atual, em que ocorrem diariamente, várias formas de violência contra homossexuais. O estudo trata de uma pesquisa de campo qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, os professores responderam um questionário semi-estruturado contendo seis perguntas que foram expostas, interpretadas e analisadas através do método de análise de conteúdo. Como resultado obteve-se que parte dos investigados sofreram ou vivenciaram situações de violência relacionada a sexualidade, sendo que a violência psicológica, moral e verbal são as que mais estão presentes no cotidiano de trabalho dos docentes. Observou-se também que eles se utilizam de várias estratégias para lidarem com a discriminação. Palavras-chave: Violência. Professores. Homossexualidade. Ambiente Escolar.