ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: EXPERIÊNCIAS DE LUTA E RESISTÊNCIA COM TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: EXPERIÊNCIAS DE LUTA E RESISTÊNCIA COM TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RESUMO Apresentamos resultados de uma pesquisa contínua que investiga a potencialidade da prática artística na formação de pedagogos. Investimos na hipótese de que o exercício da arte permitirá uma formação emancipatória e criativa de professores capazes de intervirem em suas realidades, transformando-as e à educação em geral. A pesquisa nasce de uma prática artística-teatral de rua desenvolvida entre uma professora da universidade XXXX, seus alunos e um coletivo artístico e é transformada em projeto de extensão e, na sequência, em pesquisa. Traz como principal referencial teórico, no campo do teatro, Augusto Boal e o Teatro do Oprimido. Não obstante estende o debate sobre a produção de conhecimento e seus paradigmas, evocando, entre outros, Feyeraband, Dewey, Ostrower, Zamboni, Demo e Freire. Por fim, apresentamos depoimentos de estudantes participantes e as primeiras conclusões de pesquisa e os indicativos para sua continuidade. Palavras-chave: Ensino de Arte, Formação Estética, Formação de professores, Teatro do Oprimido