EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: DE PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS PARA AÇÕES COLETIVAS E DIALÓGICAS

EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: DE PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS PARA AÇÕES COLETIVAS E DIALÓGICAS Resumo Neste trabalho o objetivo é analisar a educação popular na perspectiva de Paulo Freire em prática de alfabetização com crianças com deficiência em sala de recurso multifuncional de uma escola pública da cidade de Belém do Pará. O foco do estudo é para o trabalho educativo coletivo e dialógico. Os seguintes procedimentos metodológicos foram realizados: revisão bibliográfica e levantamento documental, tendo por base os registros das atividades realizadas em uma pesquisa-ação colaborativa, com educadores populares de um Núcleo de Educação Popular Universitário e um professor da sala de recursos da escola pesquisada. A sistematização dos dados foi efetivada por meio de categorizações temáticas. Entre os resultados, destaca-se que a educação popular freireana foi significativa na alfabetização de crianças com deficiência intelectual na escola, por viabilizar um ensino dialógico, criativo, crítico e democrático, possibilitando as crianças serem sujeitos de seu conhecimento em diálogo com outras, deixando de serem isoladas e vistas como incapazes de aprender. Palavras-chave: Educação popular Freireana. Salas de Recursos Multifuncionais. Diálogo