ENTRE A VIOLÊNCIA ÉTICA E O RECONHECIMENTO: AS SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

ENTRE A VIOLÊNCIA ÉTICA E O RECONHECIMENTO: AS SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo Este texto apresenta uma pesquisa que investigou a produção da violência ética e do reconhecimento das sexualidades em contextos escolares. Entendemos que a radicalização da teoria do reconhecimento, por Judith Butler, tem possibilitado análises importantes sobre os vínculos entre política e moral num determinado regime de verdade, analisando esta forma de violência. Uma das facetas da violência ética se caracteriza pela obliteração do relato de si, do silenciamento das lutas e sofrimentos de LGBT+. Para nossas análises realizamos grupos focais e uma entrevista narrativa com docentes da educação básica, em escolas públicas. Além da autoria do presente texto, a pesquisa é fruto do trabalho de um conjunto de pesquisadores/as que nos últimos anos 4 anos, em um curso de mestrado, se envolveram com o tema das sexualidades nos contextos escolares. Nossas análises apontam tanto a produção de vidas insuportáveis como a constituição de reconhecimento das sexualidades de LGBT+ que buscam pela possibilidade de vidas habitáveis, porém numa ambiência marcada pela LGBTfobia dos discursos cisheteronormativos. Palavras-chave: Sexualidades. Escola. Violência Ética. Reconhecimento. LGBTfobia.