EXPECTATIVAS DE DISCENTES NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O REFLEXO DA ESCOLA

EXPECTATIVAS DE DISCENTES NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O REFLEXO DA ESCOLA Resumo: O presente trabalho se propõe a identificar de que maneira os alunos no 9º ano do Ensino Fundamental, série que concentra a maior taxa de evasão do ciclo (Censo Escolar, 2015), percebem sua escolarização e os fatores escolares que incidem em sua decisão sobre a continuidade da escolaridade. Os estudos sobre as escolas eficazes, no campo da Sociologia da Educação, indicam a relevância dos fatores escolares para a trajetória escolar discente (SAMMONS, 2008; ALVES e FRANCO, 2008). O estudo buscou ainda atinar a influência da família e da comunidade para sua permanência na escola e suas expectativas em relação ao futuro. A transição entre os segmentos educacionais é um dos momentos de grande dispersão/evasão escolar, como apontam Leon e Menezes-Filho (2011). Utilizou-se de grupo focal com os alunos e análise de indicadores nacionais. Foi percebido que a escola tem pouca influência sobre a prospecção de futuro nesses alunos e que a família exerce esse papel de motivar a continuidade dos estudos. Sendo uma pesquisa de pequena escala, os resultados obtidos pretendem sinalizar fatores e criar hipóteses. Palavras-chave: Ensino fundamental; Pesquisa em educação; Educação pública.