FORMAÇÃO ENTRE PARES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

FORMAÇÃO ENTRE PARES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Resumo Este trabalho tem como contexto de pesquisa a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Analisa e descreve seus processos e práticas formativas a partir de dois eixos: a política e o programa; a formação entre pares. A pesquisa é qualitativa e adota o método interpretativo para analisar os relatórios de formação elaborados por formadoras e orientadoras de estudos. Os dados da pesquisa e a teorização são tratados de forma concomitante, explicitando e problematizando aspectos observados relativos a cada um dos eixos de análise. A discussão realizada mostra os limites da formação continuada em uma perspectiva macroconceitual e apresenta as possibilidades construídas na relação entre pares, especialmente as que recontextualizam e ampliam as ações do programa gerando movimentos formativos. Palavras-chave: Formação continuada de professores. PNAIC. Formação entre pares.