O MIEIB E A SUA DIMENSÃO EDUCADORA

O MIEIB E A SUA DIMENSÃO EDUCADORA RESUMO No presente artigo se pretende analisar a dimensão educativa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) a partir do referencial teórico que a compreende em dois aspectos: da práxis (política) e dos processos educativos internos ao movimento. Do ponto de vista da atuação política, é preciso considerar os conceitos de hegemonia e práticas articulatórias de Laclau para compreender como os movimentos no campo educacional influenciam a produção de políticas, bem como de transformações nos códigos culturais. Esse aspecto está interligado com as aprendizagens propiciadas pelo movimento em sua dinâmica interna, tal como aponta Gohn em seus escritos sobre educação não-formal e movimentos sociais. Nesse sentido, o texto aponta as contribuições do MIEIB na construção de documentos da política e de circulação de uma concepção de educação infantil. Esse processo produz diferentes formas de aprendizagem desenvolvidas no seu interior, em seus vinte anos de existência, e criação de um campo-ético político que produz um discurso fundamento no direito à educação das crianças de 0 a 6 anos. Palavras chave: Educação Infantil, MIEIB, movimentos sociais, educação não-formal