O Repositório Digital Tatu como ferramenta para a preservação de fontes documentais, para o ensino e a pesquisa em História da Educação

O Repositório Digital Tatu como ferramenta para a preservação de fontes documentais, para o ensino e a pesquisa em História da Educação Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a constituição técnica e teórica do Repositório Digital Tatu, entendido como uma iniciativa para a preservação de fontes históricas documentais, para o ensino e a pesquisa em História da Educação, por preservar, facilitar e possibilitar a interação e o acesso aos acervos que disponibiliza. Dessa forma, busca-se a problematização teórica que sustenta a organização e a constituição técnica do Repositório como meio para a compreensão do trabalho desenvolvido e, ainda, como justificativa para o fortalecimento de iniciativas que visam colaborar para a valorização, preservação e divulgação dos acervos, tendo a tecnologia como sua aliada de difusão. Portanto, entende-se o Repositório Digital Tatu como uma ferramenta de disponibilização de acervos históricos e da consolidação da pesquisa científica, que, ao tornar-se visível, poderá, facilmente, ser replicado por outros grupos de pesquisa interessados em juntar-se aos esforços pelas preservação e divulgação de acervos por meio de repositórios digitais via internet. Palavras-chave: Repositório Digital. Acervos históricos. Educação. História da educação.