OS SENTIDOS POLÍTICOS ATRIBUÍDOS À FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PELOS PROFESSORES INICIANTES NA CARREIRA

OS SENTIDOS POLÍTICOS ATRIBUÍDOS À FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PELOS PROFESSORES INICIANTES NA CARREIRA Resumo: Para esta investigação propusemos estudar o professor iniciante na carreira, objetivando entender os sentidos políticos atribuídos à função da escola por estes docentes. Pautadas em relevâncias social e acadêmica para a realização desta pesquisa, utilizamos de entrevistas com professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Alicerçados em um estudo sobre sentidos e significados, e na base epistemológica que fundamenta a visão de mundo de cada sujeito, chegamos à empiria de sentidos políticos revelados como Tradicional Humanista, Construtivista, Otimista, Reflexivo, Insurgente, Crítico e Interventivo. Estes identificam-se em distintos projetos de escola, constatados por nós como: Escola para a adaptação social; Escola para reforma social; e Escola para a mudança social. Depreende-se desse estudo a constituição do sentido político atribuído à função social da escola reflete no sentido de ser professor. Dialeticamente, o trabalho constitui o sujeito e o projeto de escola, e a forma como lida com as adversidades das descobertas e dificuldades do início da carreira. Palavras-chave: Professores iniciantes. Projetos de escola. Função da escola. Sentidos políticos.