Pedagogia de massas no neoconservadorismo

PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO RESUMO Este artigo tem como objeto o estudo da adesão das massas ao Neoconservadorismo no mundo, especialmente no Brasil. No entre-guerras (1918-1939), quando se levantou, praticamente como voz isolada, o psicanalista marxista Wilhelm Reich, chamou a atenção para determinados instrumentos de análise que apontavam para o sentido contrário do que a maioria falava: o mundo caminharia para a direita. De fato, isso ocorreu: regimes totalitários, expressos pelo fascismo e pelo nazismo, dominaram boa parte do mundo de então. Na contemporaneidade, as análises propostas, sejam da esquerda, sejam da direita, tampouco parecem dar conta da explicação sobre a adesão das massas ao Neoconservadorismo. Lembrando Reich, parece ser necessário agregar outras metodologias e procedimentos científicos não convencionalmente usados para se dar inteligibilidade ao fenômeno. Além dos fatores sócio-econômico-políticos, há que se levar em consideração os pessoais (libidinais, segundo o jargão psicanalítico), para se compreender a Pedagogia de massas utilizada pelo Neoconservadorismo, bem como para se lhe resistir com uma educação e uma pedagogia emancipadora. Palavras-Chave: Educação. Fascismo. Neoconservadorismo. Massas. Libertação.