TEMÁTICAS RECORRENTES NAS PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DO PARANÁ

TEMÁTICAS RECORRENTES NAS PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DO PARANÁ Resumo O presente trabalho é fruto de investigação de pesquisa de Doutorado em Educação que tem por objetivo analisar as múltiplas dimensões envolvidas no processo de formação docente inicial das acadêmicas do Curso de Pedagogia da UFPR identificando como a disciplina de Prática Pedagógica: Estágio em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional e para constituição docente dessas acadêmicas para a atuação na EJA. Como parte do levantamento de dados, foi realizada uma revisão sistemática (DAVIES, 2007), com a intenção de obter dados sobre as pesquisas já realizadas no campo da EJA no Estado do Paraná na base de dados de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 1999 a 2018. Em seguida, foi feito um mapeamento desses dados visando identificar dentre as pesquisas no campo de EJA no estado do Paraná quais eram as áreas temáticas mais recorrentes. Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Revisão sistemática.