PESQUISA-FORMAÇÃO: A PRODUÇÃO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO E AS MARCAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR

PESQUISA-FORMAÇÃO: A PRODUÇÃO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO E AS MARCAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR RESUMO O presente texto é fruto de uma investigação de doutorado, na modalidade Pesquisa-Formação, com 11 estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA). O objetivo é analisar o processo da escrita do memorial de formação e suas possíveis potencialidades na trajetória de autoformação acadêmica do estudante de Pedagogia do CCSST/UFMA, com destaque para possíveis marcas da matemática escolar. Discute-se o processo de mediação biográfica, tomando como objeto de análise o memorial de uma das graduandas. A análise revela a complexidade desse tipo de escrita e o quanto ele é formativo para os estudantes e o formador. Discutem-se as marcas deixadas pela tabuada na formação matemática desses estudantes. Palavras-chave : Pesquisa-Formação. Memorial de Formação. Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Educação Matemática.