ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR

ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR Resumo O artigo apresenta um percurso indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão que vimos desenvolvendo em uma universidade situada em região de desigualdades sociais, econômicas e educacionais, dentro dos debates que analisam os efeitos das políticas educacionais desenvolvidas pelos sistemas públicos de educação. O artigo pressupõe a centralidade, em escala local, da importância de se investigar repercussões e impactos de experiências de intervenção comunitárias realizadas a partir de projetos extensionistas junto aos diferentes sujeitos que vivem nas favelas e bairros populares do entorno de uma faculdade localizada no sudeste brasileiro. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentadas em pressupostos da Educação Popular acompanhamos os projetos extensionistas, que desenvolvem uma intervenção comunitária a partir do grupo de pesquisa através de fóruns constituídos junto aos setores públicos e da sociedade. A pesquisa tem avançado na formulação teórica sobre as categorias: intervenção comunitária, poder local e práticas extensionistas em diálogo com pressupostos da Educação Popular. Palavras-chave: Práticas Extensionistas; Intervenção Comunitária; Educação Popular.