CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOVIÉTICA PARA A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DA CLASSE TRABALHADORA

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOVIÉTICA PARA A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DA CLASSE TRABALHADORA Resumo: A discussão sobre a concepção de educação e de educação infantil orientada pelos pressupostos educacionais soviéticos e socialistas influencia práticas e produções teóricas para se pensar a educação da criança da classe trabalhadora. Esse artigo apresenta contribuiçoes entre a concepção de infância e de educação dos autores da Pedagogia Socialista e soviéticos para a educação da criança da classe trabalhadora . Para tal, adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com a revisão dos autores precursores da concepção moderna de infância (ARIÉS, 1981; POSTMAN, 1999; KLEIN 2009; MELLO, 2007) e da Pedagogia Socialista (PISTRAK, 2009; 2000; SUSCHUDOSLSKI, 1978; SHUGIN, 2013; FREITAS, 2017). Entre as principais conclusões, destacamos o entendimento da criança e a sua educação como produto das relações sociais historicamente construídas. A criança, embora tenha estruturas psicológicas distintas dos adultos, está inserida na mesma sociedade, e por isso, é ilusória a tentativa de separá-la das relações de produção e reprodução da vida social concreta. Palavras-chave: Pedagogia Socialista, Educação Infantil, Classe trabalhadora.