FORMAÇÃO CULTURAL: EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

FORMAÇÃO CULTURAL: EXPERIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Resumo Neste trabalho apresentamos os resultados da pesquisa de doutorado em educação desenvolvida na Universidade Federal Fluminense, agraciada com Bolsa Nota 10 da FAPERJ, cujo objeto de estudo foi a formação cultural dos estudantes do curso de Pedagogia da UFF. Estabeleceu-se como problema de estudo a relação da formação cultural com a educação inclusiva com vistas à formação humanizadora, indo de encontro aos ditames da racionalidade técnica, que opera com a redução da razão à sua dimensão instrumental, cuja centralidade é o caráter de utilidade. Os resultados obtidos revelam o quanto a formação cultural contribui à resistência e à dominação dos métodos canônicos de ensino possibilitando a docência sensível às diferenças e, consequentemente, inclusiva. Esses resultados são significativamente relevantes no contexto social e político contemporâneo, posto que a formação cultural, oferecida nos cursos de licenciaturas, assume relevância contra a reprodução de práticas docentes baseadas em modelos que contribuem mais à exclusão do que à inclusão e ao combate à violência. Palavras-chave: Formação Cultural e Docente; Experiência e Emancipação; Educação Inclusiva.