Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia

Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia Resumo: O presente trabalho se desdobra de uma prática investigativa de doutorado em que nos dispusemos a cartografar os agenciamentos do encontro Experiências de pessoas trans – Ensino de Biologia observando as possíveis ressonâncias que essa aliança pode produzir na/com Educação em Biologia. Nesse texto, temos como propósito compartilhar e discutir as carto-grafias que foram sendo produzidas, nos territórios da educação em Biologia, com os movimentos de criação e experimentação das pessoas trans . O investimento que realizamos para a produção do campo cartográfico foi o diálogo-entrevista com dez colaboradores/as. Ao operar os encontros, buscamos fazer aparecer pequenas rupturas aos pressupostos e modos de capturas disparados pelos territórios da Educação em Biologia, demonstrando como o agenciamento “experiências de pessoas trans” e “ensino de Biologia” aciona “outras” biologias dentro dos territórios concretos, sedimentados de normas. Os territórios da educação em biologia ora agencia regulações e ordenações de corpos, gêneros e sexualidades e ora escapes e percursos inusitados. Palavras-chave: Cartografias; Educação em Biologia; Experiências de pessoas trans.