UNESCO E EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UM ESTUDO EM PRUDENTÓPOLIS

UNESCO E EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UM ESTUDO EM PRUDENTÓPOLIS RESUMO Este estudo apresenta os resultados de pesquisa de doutoramento que teve como objetivo investigar a educação rural brasileira a partir das Recomendações da UNESCO, consideradas políticas internacionais. Diante disso, investigou-se como tais propostas foram incorporadas pela legislação brasileira e aplicadas em escolas rurais de Prudentópolis. As reflexões articulam as transformações ocorridas na educação rural entre os anos de 1936 e 1996, ao contexto histórico e econômico do país, considerando o movimento que se estabelece entre as questões internacionais e regionais, mediado pelo nacional. As discussões sustentam-se em fontes documentais, iconográficas e depoimentos orais. Recorreu-se ao aporte teórico de Alves (2001), E. P. Thompson (1981), Ianni (1984), entre outros. As conclusões apontam que a educação oferecida em áreas rurais de Prudentópolis apresentou, em diferentes momentos históricos, adequações às recomendações da UNESCO, principalmente nas questões relacionadas à formação de professores para atuarem nessas áreas, à ampliação da rede escolar, à arquitetura escolar adaptada para oferecer residência ao professor e à nucleação das escolas rurais. Palavras-chave: UNESCO; educação rural; Prudentópolis.