A escola, o Ensino Superior e o mundo do trabalho: elementos para o Ensino Médio ideal na perspectiva dos jovens

A escola, o Ensino Superior e o mundo do trabalho: elementos para o Ensino Médio ideal na perspectiva dos jovens Resumo Tendo como eixo de análise a relação entre o ensejo dos jovens e o Ensino Médio, são trazidos dados da pesquisa de pós-doutorado realizada, no ano de 2018, junto a 238 estudantes do terceiro ano, de 4 escolas públicas e 3 escolas privadas, localizadas em um município do interior de São Paulo. Neste estudo, aprovado pelo Comitê de Ética, foram adotados métodos da abordagem quantitativa e qualitativa, sendo o instrumento de coleta de dados o questionário escrito. Os resultados indicam que os estudantes que vislumbram mudanças para o Ensino Médio enxergam, predominantemente, a necessidade de a etapa dedicar-se mais a prepará-los para o ingresso no Ensino Superior, revelando uma função mais próxima do ciclo da Educação Superior do que do fechamento da Educação Básica. Em seguida, grande parte considera necessário que a escola os prepare para o mercado de trabalho, seja por necessidade ou desejo, evidencia o trabalho como um momento privilegiado de transição para a vida adulta, bem como uma preocupação em tempos de reestruturação produtiva. Os estudantes não acreditam que a educação a distância seja uma opção viável. Palavras-chave : Ensino Médio. Trabalho. Juventude.