RECONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO POPULAR: POSSIBILIDADES TEÓRICO-CONCEITUAIS PARA UMA PEDAGOGIA SITUADA

RECONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO POPULAR: POSSIBILIDADES TEÓRICO-CONCEITUAIS PARA UMA PEDAGOGIA SITUADA Resumo O tema desse trabalho é a educação popular pensada em perspectiva e em seus diferentes contextos históricos. Particularmente, o enfoque recai sobre o cenário dos anos 1990 e o debate teórico sobre sua refundamentação ou revivificação, bem como as novas demandas políticas e epistemológicas, com desdobramentos teórico-conceituais, observadas a partir do ambiente político brasileiro de 2016. Por meio de pesquisa bibliográfica, revisita-se autores(as) de referência no campo e se sustenta o argumento de que a atualidade de práticas de educação popular respondem à ofensiva conversadora vigente no Brasil, reafirmando o projeto social contra as opressões e as desigualdades sociais. O exame da conjuntura política subsidia a compreensão do ataque ao legado de Paulo Freire, representativo da proposta de uma educação identificada com um projeto político e educacional popular. Dessa forma, a recontextualização da educação popular sugere sua atualidade e a necessidade de entendimento e ocupação de espaços no debate nacional, construindo “redes de indignação e esperança” a partir de uma prática pedagógica situada. Palavras-chave : Educação Popular, Recontextualização, Pedagogia Situada.