OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DE UM NOVO CONTEXTO EMERGENTE

OS INSTITUTOS FEDERAIS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DE UM NOVO CONTEXTO EMERGENTE RESUMO : A Lei nº 11.892/08, cria uma nova institucionalidade no Brasil responsável por agregar educação, ciência e tecnologia na formação de sujeitos críticos, autônomos e conscientes do seu papel na sociedade: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). O surgimento desta instituição rompe com uma série de paradigmas vigentes na educação brasileira, especialmente a universitária, a partir do movimento de consolidação de políticas educacionais, vinculadas à justiça social. Este estudo busca identificar o contexto emergente no qual se consubstanciam os IF’s, a luz dos documentos balizadores desta institucionalidade. Como metodologia na produção (e análise) de dados, utilizamos a Análise Documental articulada com a Abordagem do Ciclo de Políticas. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade no qual se situa este contexto emergente dinâmico e heterogêneo, formado a partir de diferentes dimensões estruturais, institucionais e sociais como o mundo do trabalho, a proposta institucional político-pedagógica, a ideia de política pública educacional e a construção de redes sociais. Palavras-Chave : Política Educacional, Contexto Emergente, Institutos Federais