CONFLITOS E VIOLÊNCIAS NO CONSELHO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS DAS SOCIOLOGIAS DA EXPERIÊNCIA E DAS CONFLITUALIDADES

CONFLITOS E VIOLÊNCIAS NO CONSELHO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS DAS SOCIOLOGIAS DA EXPERIÊNCIA E DAS CONFLITUALIDADES Esta pesquisa objetivou analisar procedimentos de Conselhos Escolares sobre conflitos e violências, na perspectiva teórica das sociologias da experiência (DUBET, 1994) e das conflitualidades (SANTOS, 2009). Houve, em 2016, uma parte empírica realizada em duas escolas públicas estaduais do interior de São Paulo. Como procedimento metodológico utilizou-se a Análise de Conteúdo, por meio de instrumentos metodológicos, como: observações, análise de atas e entrevistas. Concluiu-se que havia certa acomodação nas condutas de conselheiros escolares e certa negligência da escola ao deixar de promover reflexões sobre o tema. Os conflitos nas sociedades atuais colocam em questão a lógica da integração, todavia a saída para os desentendimentos está em ações que promovam uma gestão democrática. Ao se buscar entendimento, superação das relações de poder e democratização de processos decisórios, amplia-se a participação de todos, com compreensão das situações e vivências de dentro e de fora da escola, a partir de suas experiências e das conflitualidades sociais. Palavras-chave: Conselho Escolar; Conflitos e Violências; Sociologia da Experiência; Sociologia das Conflitualidades.