Experiências e projetos de futuro de jovens em semiliberdade

Experiências e projetos de futuro de jovens em semiliberdade RESUMO Apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco investigar a condição juvenil de jovens em situação de restrição de liberdade. Para tanto, buscou-se compreender os sentidos atribuídos pelos jovens às experiências da medida socioeducativa de semiliberdade em um município no interior de Minas Gerais e seus projetos de futuro. O referencial teórico e metodológico ancorou-se na Sociologia da Juventude e na Sociologia da Experiência. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido através de análise de documentos, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com 16 jovens com idades entre 13 e 18 anos. A relação com os projetos de futuro era estabelecida pelos jovens de maneira muito distante, prevalecendo uma adesão ao tempo presente. Os jovens alimentavam o desejo de sair da condição de contravenção e, ao mesmo tempo, não viam perspectivas de romperem os laços e compromissos com o mundo do crime, o que se configurou em uma experiência trágica. Palavras-chave: Educação; Juventude; Medidas socioeducativas; Experiência social; Projetos de futuro