RESUMO Este artigo visa explorar como os estudos de gênero têm sido trabalhados nos cursos de Pedagogia de duas renomadas universidades cariocas, as UERJ e a UFF, e suas respectivas unidades acadêmicas. Sabe-se que historicamente, os cursos de licenciatura constituem-se como um espaço de grande inserção feminina, tal qual a atuação na docência.Acredita-se que a inserção e o diálogo sobre a perspectiva de uma pedagogia feminista sejam importantíssimos para o contexto social atual, principalmente no Brasil, cujo o flerte com ideias e pautas conservadoras, tem se mostrado cada vez presentes no debate. Para tanto, foram ouvidos sete docentes, quatro homens e três mulheres, com diversas formações, que contemplaram em suas falas os principais desafios e estratégias na inserção dos estudos de gênero tanto nas disciplinas que ministram, quanto nas discussões curriculares ocorridas nos últimos anos e na própria resistência estudantil presentes no âmbito do curso de Pedagogia.Para tais análises, foi escolhido como percurso metodológico, a técnica de análise de conteúdo. Palavras-Chave: Gênero; Formação de Pedagogas; Currículo.