Professoras e professores temporários: a precarização do trabalho docente

Professoras e professores temporários: a precarização do trabalho docente Resumo A precarização da profissão docente manifesta-se de diferentes maneiras, destacando-se a condição dos docentes temporários. Este trabalhador, mesmo tendo a formação acadêmica para assumir o magistério, enfrenta situações degradantes em comparação aos colegas efetivos. Partindo desta temática, o objetivo deste artigo é investigar o trabalho docente precarizado que resulta dos contratos temporários da rede pública municipal da cidade de Pelotas/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e documental que abrangeu a contratação de professores temporários entre os anos de 2012 e 2018. Neste período, identificou-se 546 contratos temporários. A maioria desses profissionais foi alocada em escolas periféricas da cidade. Atualmente, 290 docentes continuam com o vinculo ativo, o que representa 17,59% dos profissionais do magistério da rede municipal. Os dados apontam um crescimento do número de contração nos últimos anos. Os docentes muitas vezes por não existir outra opção, se submetem a realidade do serviço temporário. Assim, criam-se as condições para reprodução da precarização do trabalho docente. Palavras-chaves: professor temporário; trabalho docente; precarização docente.