Infância, Imagem e Tempo: Devir-criança e Educação Infantil

Infância, Imagem e Tempo: Devir-criança e Educação Infantil Resumo: Este texto tem por propósito fazer alguns apontamentos acerca de três ideias, (1) a infância, (2) o devir-criança e (3) a educação infantil. Tomaremos como ponto de partida neste movimento, pesquisas que temos desenvolvidas com produções de imagens por crianças e professoras, junto a escolas públicas de Educação Infantil. Como ponto central das discussões tomaremos as imagens produzidas por crianças, seu processo de produção e a suas conexões com as noções de tempo, presentes nas concepções de criança e de infância nas práticas educativas da Educação Infantil. O tema será desenvolvido na perspectiva onde a noção de devir-criança possa nos apresentar algumas fendas para pensar a infância e o trabalho com a criança na Educação Infantil. Como autores centrais e de referência para essas reflexões nos apoiaremos em Giorgio Agamben, Manoel de Barros, Gilles Deleuze entre outros. Palavras Chaves: Infância. Criança. Educação Infantil. Produção de Imagens. Devir-criança.