INTERROGAÇÕES-CRÍTICAS À REGULAÇÃO DO MODELO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITAR: conjecturas e perspectivas curriculares

INTERROGAÇÕES-CRÍTICAS À REGULAÇÃO DO MODELO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITAR: conjecturas e perspectivas curriculares Resumo: Esta escrita resulta de aproximações à Análise Textual Discursiva (ATD), com uso do software ATLAS.ti como ferramenta para organização dos achados investigativos, os quais emergiram da investigação de perspectivas curriculares presentes no artigo 16 do Anexo I do Decreto nº 9.465/19, o qual cria a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares e define suas competências. A base epistemológica crítico-reflexiva é a propulsora dos olhares dessa investigação. Os movimentos interpretativos culminaram em duas categorias finais, em que contextualizamos o atual cenário da educação, questionando a performatividade que se faz presente no modelo pedagógico estabelecido como padrão de escola, currículo e gestão. As discussões também sublinharam a persuasão dos termos empregados no texto do artigo 16, apontando para as significações que a linguagem carrega em si. Por fim, assumimos uma postura de resistência frente aos agenciamentos de políticas educacionais reguladoras que objetivam o controle dos conhecimentos, a imposição de modelos e a produção de identidades. Palavras‐chave: política educacional; escola cívico-militar; regulação.