NOTAS SOBRE ATENÇÃO E EDUCAÇÃO

NOTAS SOBRE ATENÇÃO E EDUCAÇÃO RESUMO O presente artigo se propõe a sintetizar alguns estudos e reflexões desenvolvidas sobre o fenômeno e o conceito de atenção a partir de possíveis associações com o campo educacional. Considerando que os significados atribuídos ao par atenção-desatenção em nosso contexto mais contemporâneo configuram-no como um importante problema de pesquisa, especialmente para a Educação, procuramos investigar, inicialmente, sua origem etimológica bem como alguns dos sentidos mais gerais atribuídos a ele, inclusive pela tradição filosófico-científica. Em seguida, associando esta primeira referência, buscamos refletir de modo mais aprofundado o problema apoiando-nos em importantes filósofos contemporâneos que direta ou indiretamente o abordaram como meio de desvelar o humano naquilo que traz de mais essencial e próprio. Como conclusão, questionando diferentes sentidos superficiais elaborados a partir do que poderíamos denominar um senso comum educacional que terminam por transformar a atenção num “falso problema”, procuramos desconstruir tal enfoque remetendo-nos à problematização filosófico-educacional de Paulo Freire tecida justamente em associação às referências filosóficas elegidas anteriormente. PALAVRAS-CHAVE Atenção; educação; homem; animal; criação.