O currículo da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade: concepções de professores

O currículo da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade: concepções de professores Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar algumas concepções sobre o currículo da Educação de Jovens e adultos prisional a partir de entrevistas realizadas com professores que atuam no sistema prisional do estado do Rio de Janeiro. Através da metodologia de pesquisa intitulada “Snowball”, ou bola de neve, selecionamos nove professores que atuam nesta modalidade de ensino e buscamos compreender suas perspectivas sobre o conceito de currículo estes possuem. Utilizamos como principal referencial teórico-analítico as autoras Alice Casemiro Lopes e Elizabeth Macedo e a categorização que estas usam sobre diferentes perspectivas existentes de currículo – acadêmica, instrumental, progressivista e crítica. Acreditamos que através dessa análise poderemos compreender um pouco mais sobre o universo da educação de pessoas privadas de liberdade. Palavras-chave: Currículo; EJA; Educação prisional.