O que pensam professores sobre a reprovação e os ciclos

O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO E OS CICLOS Resumo O objetivo deste trabalho é analisar as crenças sobre reprovação de um grupo de professores do ensino fundamental, assim como se estas crenças podem estar relacionadas às atitudes sobre o rendimento escolar nas escolas onde lecionam. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de duas escolas públicas do município de Contagem, Minas Gerais, posteriormente analisadas segundo categorias qualitativas e por meio de técnicas estatísticas exploratórias, em busca de estruturas analíticas para as opiniões dos professores. Os resultados mostram que muitos professores ainda creem na reprovação e em que ela possa melhorar o aprendizado dos alunos. Além disso, há uma relação entre os professores acreditarem na reprovação e existir um efeito atraso na escola onde trabalham. Concluímos que a permanência dessa crença favorece a persistência da reprovação que, por sua vez, contribui para a reprodução da escola pública que segrega e exclui. Palavras-chave: atraso escolar, crença na reprovação, ciclos.