O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO: UMA COMPOSIÇÃO EM MEMÓRIAS DOCENTES

O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO: UMA COMPOSIÇÃO EM MEMÓRIAS DOCENTES RESUMO O Sistema de Educação Modular de Ensino (SOME) foi instituído como política pública de educação do Estado do Pará mediante a lei 7.806/2015. A presente pesquisa visa fazer um estudo a respeito do SOME, considerando sua história pelo viés da memória que se apresenta na narrativa de dois docentes que foram selecionados para atuar nesse sistema em sua fase projetual na década de 1980. Dessa forma questionamos: Quais as configurações assumidas pelo SOME em sua fase inicial tomando por referência a perspectiva docente? Objetivamos expor algumas composições assumidas pelo referido projeto, as quais foram armazenadas nas sendas das memórias docentes e que também dividem seu protagonismo com os documentos oficiais. Tomaremos como base teórica os estudos de BÉDARIDA (2006), BURKE (1992), DELGADO (2011), BARDIN (1997) dentre outros. Trata-se de um estudo qualitativo cujos dados foram refinados mediante a análise de conteúdo. Dentre os resultados, o SOME foi apresentado como uma Alternativa educacional não-urbana com propósitos que em sua égide visava promover ensino e habilitação em caráter profissionalizante. Palavras-chave: Some. Memória Docente. História.