O território e o novo papel das escolas públicas nas favelas do Rio de Janeiro

O território e o novo papel das escolas públicas nas favelas do Rio de Janeiro O presente artigo é em parte resultado de uma pesquisa realizada numa das maiores favelas cariocas e apresenta conceitos como a geografia das oportunidades e da eficácia normativa como chaves para a compreensão das dinâmicas territoriais. Valendo-se desses conceitos, discute a importância dos territórios populares para o trabalho escolar e defende que as escolas públicas devem assumir um novo papel nos territórios pobres na cidade do Rio de Janeiro. Esse novo papel passa pela superação de uma escola isolada e chega a uma escola aberta e irradiadora de ações formativas que conectam redes de instituições locais e que ao mesmo tempo afirma uma parceria estratégica com as famílias de seus estudantes. Parceria essa que pode levar à superação de conflitos e tensões resultantes da atual antinomia predominante nessas relações. Para tanto, é preciso que a escola incorpore e agregue agentes sociais dispostos a atuar em conjunto e a levar adiante a luta política necessária para transformar de fato a escola em um local de desenvolvimento territorial, formativo e humanizante. Palavras chave: Território, geografia das oportunidades, eficácia normativa, escolas públicas, favelas, relação escola família.