Políticas de ação afirmativa na educação básica: algumas reflexões

POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:ALGUMAS REFLEXÕES Resumo O texto apresenta alguns dados parciais de uma pesquisa que se encontra em fase inicial e vem sendo realizada em uma escola de educação básica considerada de excelência, que se destaca pelo ensino inovador, ligada a uma universidade pública estadual. Essa instituição, desde 2014, por força da Legislação Estadual 6434/13, implementou políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas, em seus processos seletivos de ingresso no 1º e 6º anos de escolaridade. Outro propósito desse trabalho é estabelecer um diálogo entre os dados da pesquisa em andamento e os que foram analisados por uma pesquisa de doutorado, concluída em 2016, e realizada na mesma instituição. Essa pesquisa tinha como foco principal o estudo das cotas raciais e as representações de docentes, gestores e técnicos sobre as políticas afirmativas implementadas na instituição. Desse modo, o centro de interesse desse texto é apresentar e fazer uma análise dos dados dessas duas pesquisas procurando apontar suas aproximações, possibilidades e tensões. Palavras-chave: Educação básica, escola de excelência, política de cotas.