PRÁTICA DOCENTE EM CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO: a desvalorização dos saberes da experiência.

PRÁTICA DOCENTE EM CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO: a desvalorização dos saberes da experiência. Resumo: Este é um compilado de p esquisa homônima concluída e apresentada como dissertação, onde aborda-se a relação entre o conceito de experiência/prática docente e os concursos públicos. Objetiva-se analisar o espaço que este tema apresenta nestes certames. Como referencial teórico, levantam-se os conceitos de experiência/prática pela via histórica dando destaque à concepção de Walter Benjamin e a teorização sobre Reflexão Prática de Donald Schön. Na carreira docente, trabalhamos com o conceito de Saber Experiencial de Maurice Tardif, complementado pelas indagações acerca da desvalorização da prática/experiência na formação de pesquisa, por Bernardete Gatti e Kenneth Zeichner respectivamente. Metodologicamente, foram investigados 17 concursos públicos das capitais brasileiras para licenciados em música. Tendo em vista que a pontuação sobre experiência/prática representa apenas 1% da pontuação média dos certames, conclui-se a existência de uma desvalorização da experiência/prática docente em comparação à outras formas de saber, representando assim uma conceitualização técnico racional nos concursos. Palavras chave: Concurso público. Prática docente. Saber experiencial.