QUANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES E FAMILIARES AMPLIAM AS CHANCES DE SUCESSO NA ALFABETIZAÇÃO

QUANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES E FAMILIARES AMPLIAM AS CHANCES DE SUCESSO NA ALFABETIZAÇÃO Resumo A pesquisa buscou compreender as razões do sucesso na alfabetização em uma escola pública localizada em território vulnerável. Em um universo de 19 escolas de Governador Valadares- MG, foi escolhida uma delas por apresentar, no período de 2014 a 2016, maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização no Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA). A metodologia adotada foi o estudo de caso, desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuaram na escola no período, observação das práticas desenvolvidas pela escola em alfabetização e entrevistas com cinco famílias das crianças com sucesso no PROALFA. Os resultados mostraram que, dos cinco mecanismos que explicam a eficácia da escola diante da vulnerabilidade social do território, a relação da escola com as famílias é um dos fatores que impactam no desempenho das crianças em alfabetização. Há uma forte atuação dos profissionais da escola com as famílias, o que ajuda a potencializar o capital cultural familiar e amplia as chances das crianças se apropriarem dos conteúdos escolares. Palavras-chave: Relação família e escola; Sucesso na alfabetização; Território vulnerável.