Sentidos do PISA na mídia no Brasil: nova forma de governamentalidade

Sentidos do PISA na mídia no Brasil: nova forma de governamentalidade Resumo: Este trabalho tem como proposta analisar os discursos do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), à luz das ferramentas foucaultianas, tendo como corpus reportagens da mídia, veiculadas no Brasil. Este artigo, em particular, irá focar uma reportagem a respeito do PISA da Revista Veja de 14 de dezembro de 2016. Partimos das seguintes perguntas de pesquisa: Os discursos da mídia instauram “novos” regimes de verdade de modo a produzir novas subjetividades em Educação no Brasil? Como tais discursos atuam como novas formas de governamentalidade na Educação? Considera-se por governamentalidade uma multiplicidade de práticas de governamento que tomam como alvo uma população e os saberes da economia como estratégias de ação (FOUCAULT, 2008), incluindo aí, as avaliações externas. Pretendemos trazer à tona os conflitos geralmente apagados e camuflados que compõem a racionalidade que sustenta o PISA, problematizando-os à luz dos estudos foucaultianos, no intuito de melhor entender as relações contemporâneas instauradas pelas avaliações externas em larga escala. Palavras-chave: PISA, Discurso, Governamentalidade, Mídia.