Uma discussão sobre a natureza das pesquisas sobre conhecimento profissional do Professor: o caso do Bolema

Apresentam-se aqui os resultados de um estudo que pretende elaborar um panorama das pesquisas que têm como foco o conhecimento profissional do professor de/que ensina matemática (PEM), publicadas em periódicos de relevância nacional e internacional. Neste trabalho focaremos no Bolema que, dentre os 22 periódicos mais bem qualificados nas áreas de Educação e Ensino, é o único brasileiro voltado estritamente para a área de Educação Matemática. Para fins de análise, elaboramos um modelo analítico que engloba cinco diferentes dimensões do conhecimento do PEM e que são correspondentes às categorizações emergentes do processo de mapeamento de um conjunto de 453 trabalhos (artigos e resenhas) publicados entre 2012 e 2018 (período do estudo). A partir de termos chave, foram selecionados 251 artigos para compor o corpus analítico e este, quando analisado à luz do modelo proposto, foi reduzido ao número de 149 artigos. Esses 149 artigos foram reagrupados nas cinco categorias correspondentes ao modelo e, para efeito de exemplificação de análise e discussão a partir do modelo, neste trabalho, apresentamos três artigos que se encontram em três distintas categorias.